REFRIGERANTES OPTEONTM. Perguntas frequentes (FAQ) Opteon™ XP40

Posso esperar até 2020 para deixar de utilizar R-404A (e R-507A)?

A resposta é sim se apenas considerarmos que a utilização de R-404A é legal até 2020, CONTUDO como acontece frequentemente, o caso não é tão simples. Sabendo que em 2018 haverá uma diminuição de 37% nas cotas disponíveis de Co2 equivalente, poderá colocar uma grande pressão sobre a disponibilidade de produtos de elevado PAG como o R-404A. Ao que parece, é bastante provável que a cota de mercado esteja sobrecarregada nessa altura, a não ser que os produtos de elevado PAG sejam substituídos por outros com PAG muito inferior. Na realidade, é pouco provável que esta situação aconteça uma vez que os fornecedores de refrigerantes promoverão intensivamente a utilização de alternativas de PAG menor, fazendo com que os produtos de alto PAG sejam comercialmente menos atrativos, direcionando as mudanças necessárias para opções de PAG inferior. Isto efetivamente faz com que o R-404A se retire do mercado antes de 2020. Portanto, mesmo que legalmente a utilização do R-404A seja permitida até 2020, os utilizadores deste gás refrigerante deverão planear a sua substituição em 2018 para uma solução alternativa de baixo PAG.

O que posso utilizar para substituir o R-404A (e R-507A)?

Foram propostos vários produtos para substituir o R-404A (e R-507A) com mais de 50% de PAG inferior ao do R-404A, e alguns deles serão adequados como uma solução provisória, contudo a gravidade da redução de cotas mostra que é provável que os produtos com PAG inferior sejam a melhor opção a longo prazo. Embora os PAGs do R-407A e do R-407F sejam apenas 30% superiores ao do Opteon™ XP40, a situação voltará a ser crítica à medida que o processo de redução de cotas prossegue, portanto o único candidato real para a substituição do R-404A é a mistura à base de HFO, Opteon™ XP40 (R-449A).

Porque devo escolher o Opteon™ XP40?

Opteon™ XP40, foi lançado comercialmente em outubro de 2014 e rapidamente tornou-se líder do mercado como substituto de baixo PAG do R-404A. Antes e durante o lançamento do produto, várias cadeias de supermercados na Alemanha, Espanha, Itália, Bélgica, Áustria, Reino Unido, França, Grécia e Holanda instalaram o Opteon™ XP40 em aplicações de baixa e média temperatura. Os resultados destes ensaios foram muito positivos, com poupanças energéticas registadas em cerca de 2-3% em instalações de baixa temperatura e até 8-11% em instalações de média temperatura. Na sequência destes excelentes resultados, a maior cadeia retalhista da Holanda, Ahold, lança uma implementação de Opteon™ XP40, com mais de 200 lojas com R-507A inseridas num programa de reconversão a Opteon™ XP40.

Além disso, os maiores fabricantes de compressores (Bitzer, Emerson, Tecumseh, etc.) homologaram o Opteon™ XP40 e a acrescentaram este refrigerante aos seus softwares de seleção de compressores. Outros fabricantes como a Dorin e Frascold também completaram a homologação e têm compressores disponíveis para utilizar com o Opteon™ XP40, e o mesmo se espera de outros fabricantes num futuro próximo. Os fabricantes de componentes, como o fabricante de permutadores de calor Güntner, também incluem o Opteon™ XP40 nos seus programas de seleção, e os fabricantes de controladores, como a Danfoss, colocaram à disposição parâmetros de controlo, permitindo também a utilização em novos equipamentos.

Devido à rápida adoção do Opteon™ XP40, foi estabelecida em toda a Europa uma extensa rede de distribuição, e o Opteon™ XP40 está firmemente reconhecido como líder do mercado.

Que resultados se tem obtido com a utilização do Opteon™ XP40 em instalações reais?

A primeira instalação “real” com Opteon™ XP40 a nível mundial foi em novembro de 2013 num supermercado Ahold na Holanda, e desde esse momento milhares de supermercados por toda a Europa foram instalados ou reconvertidos a Opteon™ XP40. Os exemplos seguintes são um resumo dos diferentes tipos de instalações que estão a funcionar com Opteon™ XP40.

Caso 1. Ahold Marum, comparação de desempenho com R-407F em sistemas de média e baixa temperatura, com uma temperatura exterior média de 24 °C, Danfoss ADAP-Kool® Controller e válvulas de expansão eletrónicas, compressor Copeland Discuss.

 

 

Caso 2. Dados de uma instalação de média temperatura, num supermercado italiano, com sistema em cascata de baixa temperatura com CO2 a uma temperatura média diária de 24 °C, Danfoss ADAP-Kool® Controller e válvulas de expansão eletrónicas, compressores de parafuso Bitzer.

 

 

Caso 3. Dados médios de um supermercado belga, sistemas de média e baixa temperatura, durante um período de 19 dias com temperatura média diária de 15 °C, válvulas de expansão termostáticas, compressores Bizter alternativos semi herméticos.

 

  1. Temperatura de descarga medida. A temperatura de descarga pode variar desde valores semelhantes ao R-404A até vários graus acima dependendo das condições de trabalho exatas.
  2. Dados do consumo médio elétrico excluindo os dias em que o supermercado se encontrava fechado.