REFRIGERANTES OPTEONTM. Perguntas frequentes (FAQ) Opteon™

O que são os gases refrigerantes Opteon™?

Todos os refrigerantes Opteon™ contêm moléculas HFO (hidro-fluoro-olefinas) de muito baixo PAG e têm propriedades semelhantes ao R-134a. Dependendo da aplicação e do produto a ser substituído, estão disponíveis opções não inflamáveis e/ou soluções ligeiramente inflamáveis com PAG mais baixo.

 

Porque os gases refrigerantes Opteon™ são melhores?

A primeira razão óbvia é o facto dos refrigerantes Opteon™ serem soluções de grande durabilidade de acordo com os novos requisitos do regulamento F-Gas para os próximos anos, muito além do tempo de vida útil esperado para os novos equipamentos.

 

Custo-benefício da utilização dos gases refrigerantes Opteon™

Devido às semelhanças entre os refrigerantes Opteon™ e os HFCs, os Opteon™ foram concebidos para substituição, com alterações mínimas necessárias no sistema. Os instaladores poderão continuar a utilizar sistemas de refrigeração com configurações semelhantes.

A execução de retrofit em equipamentos existentes é bastante simples e económica, sem necessidade de alterações significantes.

Em contrapartida, a adoção de CO2, hidrocarbonetos, NH3, etc. poderão exigir um sistema com uma configuração totalmente diferente, podendo implicar custos significativos ao proprietário da instalação.

 

Excelente desempenho energético face às alternativas

Os produtos Opteon™ oferecem um excelente desempenho energético face às alternativas, e benefícios claros no que diz respeito à eficiência energética e sustentabilidade. Comprovado em situações práticas.

 

Perfil global muito favorável

  • Zero ODP;
  • Baixa toxicidade (semelhante aos HFCs);
  • As opções são disponibilizadas para substituir os HFCs com refrigerantes Opteon™ não inflamáveis ou mesmo produtos de baixo PAG ligeiramente inflamáveis.

Como utilizar os gases refrigerantes Opteon™?

Não existe diferença na utilização de refrigerantes Opteon™ nas instalações face aos produtos HFC que substituem, mas os refrigerantes Opteon™ têm o GWP mais baixo e oferecem uma melhor eficiência energética.

 

Poderão ser utilizados em novos equipamentos atualmente concebidos para refrigerantes HFCs, sem grandes modificações com ajuda de orientações simples desenvolvidas pela Chemours. Contudo, os equipamentos específicos OEMs deverão ser consultados sobre as aprovações dos equipamentos.