GASES REFRIGERANTES

Fluido frigorigéneo, conhecido como “gás refrigerante”, é um produto químico responsável pela permuta de calor nos sistemas de refrigeração e climatização. Esse composto, pela sua propriedade de mudança de estado físico de líquido para vapor, e vice-versa, é capaz de absorver e rejeitar calor, arrefecendo um ambiente de maneira controlada.

O motivo de ser chamado de gás refrigerante é que, para arrefecer um ambiente, o fluido evapora ao absorver calor passando do estado líquido para o estado gasoso, e liquefaz ao rejeitar calor. Assim, na maioria dos casos, não é possível ver o produto no estado líquido à temperatura ambiente.

A sua composição molecular varia de acordo com a aplicação, e por isso existem diversos tipos de fluidos frigorigéneos. Existem os fluidos frigorigéneos halogenados, amoníaco, dióxido de enxofre, dióxido de carbono e hidrocarbonetos não halogenados, tais como o metano.
A Chemours comercializa apenas fluidos frigorigéneos halogenados, os quais se destacam pela sua performance nos equipamentos de climatização, refrigeração e também para ar condicionado automóvel.

Veja quais são os fluidos frigorigéneos da Chemours que a Aldifrio representa em Portugal e as suas aplicações.