REFRIGERANTES OPTEON™ | Retrofit de R-134a para R-513A (Opteon™ XP10)

Informação geral

Desempenho esperado do R-513A (Opteon™ XP10) face ao R-134a:

A tabela abaixo foi baseada na análise do ciclo termodinâmico, e apresenta uma comparação entre R-134a e R-513A (Opteon™ XP10) para os principais fatores de desempenho. O desempenho real de um sistema específico depende de certos fatores, incluindo as condições do equipamento e do ambiente à sua volta.

 

Desempenho esperado do R-513A (Opteon™ XP10) face ao R-134a:  A tabela foi baseada na análise do ciclo termodinâmico, e apresenta uma comparação entre R-134a e R-513A (Opteon™ XP10) para os principais fatores de desempenho. O desempenho real de um sistema específico depende de certos fatores, incluindo as condições do equipamento e do ambiente à sua volta.

Modificações ao sistema R-513A (Opteon™ XP10)

Lubrificante

Para a maioria dos sistemas a funcionar com refrigerante R-134a, o lubrificante POE utilizado no sistema deve ser adequado para utilização com R-513A (Opteon™ XP10). Se surgirem dúvidas acerca do lubrificante, ou análises que indiquem que o lubrificante esteja contaminado, ou que apresenta um número de acidez elevado, o lubrificante deverá ser substituído. Consulte junto do fabricante do compressor as especificações recomendadas sobre viscosidade e marca do lubrificante.

Compressor

O desempenho global do sistema (capacidade e eficiência energética) é semelhante entre sistemas que funcionem com R-513A (Opteon™ XP10) ou R-134a.

As pressões de aspiração e descarga do compressor nos sistemas com R-513A (Opteon™ XP10) diferem dos sistemas com R-134a, pelo que poderão ser necessários ajustes no sistema de forma a evitar exceder os limites de funcionamento do compressor. Consulte junto do fabricante as informações específicas do compressor.

R-513A (Opteon™ XP10) também apresenta temperaturas de descarga menores face ao R-134a. Mais uma vez, deverá consultar o fabricante do compressor para detalhes sobre o funcionamento específico do compressor com R-513A (Opteon™ XP10).

Dispositivo de expansão

R-513A (Opteon™ XP10) tem uma taxa de caudal mássico superior face ao R-134a, mas deverá estar dentro do intervalo de utilização de um dispositivo de expansão para R-134a corretamente dimensionado e instalado e não deverá ser necessário substituir. Apenas poderão ser necessários alguns ajustes na válvula de expansão de forma a redefinir o sobreaquecimento após a reconversão do sistema. Utilize a carta PT (pressão-temperatura) (valores de vapor saturado) para um ajuste correto do sobreaquecimento no evaporador. Para mais informações, consulte o fabricante do dispositivo de expansão para um dimensionamento correto da válvula e ajuste de sobreaquecimento.

Dimensionamento da tubagem

R-513A (Opteon™ XP10) tem taxa de caudal mássico ligeiramente superior e densidade do líquido ligeiramente inferior face ao R-134a. É recomendado que o dimensionamento da tubagem de refrigerante seja verificado, de forma a garantir que as perdas de carga e velocidades são aceitáveis para o novo refrigerante. O dimensionamento correto da tubagem é importante de forma a garantir uma capacidade de refrigeração adequada e retorno suficiente de óleo ao compressor.

Condensador e Evaporador

Devido às diferenças na pressão de aspiração entre o R-513A (Opteon™ XP10) e R-134a, poderá ser necessário reajustar os reguladores de pressão e cortes de pressão para o funcionamento adequado do sistema. A pressão de descarga do R-513A (Opteon™ XP10) é ligeiramente superior à do R-134a e poderão ser necessários ligeiros ajustes nos ventiladores do condensador e nos controladores de pressão.

R-513A (Opteon™ XP10) é um refrigerante azeótropo, pelo que não existem diferenças significantes entre o ponto de orvalho e o ponto de ebulição. No entanto, é uma boa prática utilizar o ponto de orvalho (vapor saturado) da carta PT (pressão-temperatura) para determinar o sobreaquecimento. Do mesmo modo, o ponto de ebulição (líquido saturado) deverá ser utilizado para determinar o subarrefecimento.

Controladores do sistema

Muitos supermercados utilizam sistemas de controlo de refrigeração e metodologias que dependem da relação pressão-temperatura de um refrigerante específico para a operação adequada. Durante a reconversão de R-134a para R-513A (Opteon™ XP10); embora que seja provável o funcionamento correto dos controladores, para um desempenho ótimo, deverão ser adaptados para o funcionamento com as propriedades do refrigerante XP10. Consulte o fabricante do sistema de controlo para orientações sobre a atualização de dados de refrigerante ou instruções de operação ao utilizar R-513A (Opteon™ XP10).